A sua profissão vai ACABAR! A Geografia vai acabar!?

Edital polêmico do MEC sobre alteração nas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) enviado pelo MEC a todas Instituições de Ensino Superior (IES) do país a poucos de 45 dias esta preocupando os profissionais da geografia do Brasil sejam bacharéis ou licenciados.

Além de trazer nas entrelinhas da sua composição uma subvalorizarão do conhecimento geográfico sistêmico o mesmo ainda converte os bacharéis a meros técnicos, eleva os técnicos em mão de obra barata e cria um polêmico curso de Tecnólogo em Geografia. Muda de forma absurda a carga horária e os conteúdos dos cursos de licenciatura e bacharelado.

Tudo isto acontece no silêncio da pandemia, sem divulgação pública, sem direito a espaço de discussões e reflexões sobre estas alterações e em especial sem ouvir de quem de fato será afetado, o futuro “egresso” o que ele acha disto.

Você compraria um “meio sorvete”? Como deverá ser ter um “meio” profissional no mercado de trabalho. No entendimento do grupo especial das Associações dos Profissionais Geógrafos do Brasil (Aprogeos) liderado pela Fenageo (Federação Nacional do Geógrafos) este assunto deve ser observado de uma forma bem mais detalhada.

Lembrando que depois de muito tempo e muita discussão em 2014 foi enviado o mesmo MEC um documento produzido geógrafos e chancelado do Confea que trata de proposição completa sobre o mesmo tema “DCNs dos cursos de Geografia”.

Segue o link dos documentos com o documentos que compõem todas esta polêmica em curso.

Edital do MEC para as IES sobre proposições para a DCN

Texto da proposta do MEC sobre as DCNs para a Geografia (Licenciatura e Bacharelado)

Comunicação (email) Geógrafo Danilo Serrano ao Confea sobre o Edital citado neste post e possíveis considerações sobre o mesmo.

Texto na integra da proposta elaborada e protocolada junto ao MEC, por geógrafos em 2014 e chancelada pelo Confea

Vídeo do prof. Douglas Santos – Professor Mestre em Geografia Humana e Doutor em Ciências Sociais

O vídeo expõe ideias e interpretações de inteira responsabilidade do seu autor.

Vamos nos unir e nos posicionar, não podemos deixar uma das poucas profissões do Brasil que possui lei própria entrar em “GAME OVER”, procure a Aprogeo ou entidade representativa de geógrafos de seu estado ou cidade ou entre em contato conosco para que possamos orientá-los em como se posicionar.

Mas deixamos o convite para junto conosco para se posicionar de forma pública em suas redes sociais. Em breve traremos noticias em novo post de nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress